RIG

Assessoria e Consultoria em Relações Institucionais e Governamentais

Consultoria e Assessoria em Relações Institucionais e Governamentais, orientar nossos clientes nas discussões de políticas públicas, na melhoria do ambiente regulatório e na implementação de estratégias de relações governamentais em nível municipal, estadual e federal. Nosso propósito é gerar conexões para a criação de um ambiente favorável ao diálogo entre a empresa e o Governo, promovendo com isso, uma atmosfera e ambiência de sustentabilidade e expansão dos negócios, gerando resultados positivos para a sociedade.

Nossas Atividades

A atividade de RIG é aquela por meio da qual os atores sociais e econômicos impactados, seja por proposições legislativas (Parlamento), por políticas públicas (Executivo), por demanda da sociedade civil organizada (terceiro setor) e/ou pelo mercado (consumidores) fazem chegar aos tomadores de decisões estratégicas (privado) e políticas (autoridades) a sua visão sobre a matéria.

Principais Objetivos do nosso trabalho

  • Mitigar riscos econômicos, sociais, institucionais ou operacionais;

  • Oferecer modelos que apresentem um equilíbrio e equações de viabilidade;

  • Apresentar sugestões pontuais para o melhoramento de proposições;

  • Apresentar fatos, dados e informações importantes para a melhor compreensão do universo sobre o qual a medida terá impacto, de modo que o tomador de decisão pondere mais elementos na formulação de proposição legislativa ou política pública;

  • Alertar para inconstitucionalidades, injuridicidades (inadequação ao ordenamento jurídico vigente) e técnica legislativa equivocada.

Onde podemos ajudar?

Participar da formulação de políticas públicas e elaborar estratégias de relações governamentais; 

Elaborar perfis de tomadores de decisão (parlamentares e autoridades), influenciadores e interessados; 

Analisar e gerir riscos regulatórios e normativos; 

Monitorar ações governamentais (Executivo, Legislativo e Judiciário) com potencial impacto setorial e institucional; 

Elaborar peças e documentos para fundamentar defesa e sugerir proposições legislativas e normativas; 

Mapear processo de decisão e organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política.

Arcabouço Legal, Normativo e Ético da nossa atuação


Atualmente, a legislação brasileira e internacional aplicada no Brasil impõe limites éticos bem claros à atuação dos profissionais de Relações Institucionais e Governamentais (RIG): 

  • Código de Conduta da Alta Administração Federal;

  • Lei de Conflito de Interesses (Lei nº 12.813/2013); Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal;

  • Código Penal – Dos Crimes contra a Administração Pública (Decreto-Lei nº 2.848/1940 – arts. 316, 317, 321, 332 e 333);

  • Lei da Empresa Limpa (Lei nº 12.846/2013);

  • Lei de Defesa da Concorrência (Lei nº 12.529/2011);

  • Programa Empresa Pró-Ética (Lei nº 12.846/2013);

  • Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992);

  • Foreign Corrupt Practices Act (FCPA); UK Bribery Act (UKBA).

Os Sócios

 

Marco Maia

Diretor Relações Institucionais e Governamentais

Articulador com forte atuação parlamentar e reconhecido por 12 anos seguidos, como um dos 100 “Cabeças” do Congresso Nacional pelo Departamento Intersindical de Apoio Parlamentar (DIAP), e, em 2011 e 2012 foi eleito o parlamentar mais influente de todo o congresso nacional. Pautou a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP 591/10) que ampliou o teto de benefícios fiscais do Simples Nacional e a ampliação para novas atividades permitidas no Simples Nacional. Em 2009 e 2010, foi eleito Vice-Presidente da Câmara, período no qual se destacou como um hábil articulador político com trânsito entre os diversos partidos. Nas oportunidades em que assumiu a Presidência da Câmara, conduziu debates e votações de relevância nacional. Em fevereiro de 2011 foi eleito Presidente da Câmara, para o biênio 2011-2012 se tornando o Quarto gaúcho na história a assumir tal função. Com vasta e sólida experiência internacional, participou de conferências, seminários, intercâmbios, negociações e encontros em mais de 70 países em debates de questões relativas às relações de trabalho, gestão e desenvolvimento econômico e social, junto a organizações como a ONU, FMI, Banco Mundial, OMS, OMC, FITIM, dentre outras. Em 2001, foi Secretário de Administração e Recursos Humanos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Em 2003, no primeiro governo Lula, foi convidado a presidir a Trensurb. Atuou como diretor da Regional Sul da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP). Assumiu seu primeiro mandato de deputado federal pelo RS em 2005, reelegendo-se em 2006, 2010 e 2014. Na Câmara dos Deputados, Marco Maia foi Relator da CPI do Tráfego Aéreo, Coordenador e Vice-Líder da Bancada Gaúcha, Vice-presidente da Comissão do Trabalho e Serviços Públicos, membro efetivo da Comissão de Relações Exteriores e representou por vários anos o seu partido na Comissão de Constituição e Justiça, a comissão mais importante da casa.

 

Adm. MBA, Vanilda Borba

CRA/RS 37.356

Consultora Empresarial, graduada em Administração de Empresas pela ULBRA – Universidade Luterana do Brasil, MBA em Gestão Empresarial, pela UNILASALLE. Especialista em Planejamento Estratégico, Planejamento Financeiro, Plano de Negócios e Expansão. Consultora de gestão e inovação junto ao Programa ALI – Agente Local de Inovação do SEBRAE, consultora no Programa Fale com Especialista, do SEBRAE, consultora junto ao NAGI – Núcleo de Apoio a Gestão da Inovação da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Facilitadora no Programa Jovens Empreendedores, da ACC – Associação Comercial de Cachoeirinha. Diretora Financeira Borba & Borba Advogados.

 

Adm. MBA, Volnei Borba

CRA/RS 24.771, CRC/RS 80.603


Graduado em Administração de empresas, inscrito no CRA/RS sob nº 24.771 e Contabilidade, inscrito no CRC/RS sob nº 80.603, e, Bacharelando do curso de Direito, possui MBA pela FGV – Fundação Getúlio Vargas em Finanças, Controladoria e Auditoria, é especialista em Gestão Estratégica em Políticas Públicas pela UNICAMP, é Consultor Nacional do Sebrae credenciado como Fornecedor do Sebrae em Brasília, exerceu o cargo de Auditor Chefe Federal no RS, Ministério da Saúde/RS/GHC, Especialista em Valuation – Fusões e Aquisições pela USP, Perito e Administrador Judicial, possui capital intelectual e experiência ao longo da carreira desenvolvida ao longo de 32 anos junto a micro, pequena, médias e grandes empresas, nacionais e multinacionais, e, concatenadas com tecnologia e inteligência, permite fazer a diferença positivamente junto ao mundo dos negócios.

© 2018 todos direitos reservados

Agende uma visita ainda hoje conosco, iremos até você!

UNIDADE PORTO ALEGRE

Av. Carlos Gomes, 222 - 8º andar Boa Vista

Porto Alegre/RS  -  Fone: 51 3378.1077

Ver no Google Maps

UNIDADE CACHOEIRINHA

Av. Gen. Flores da Cunha, n° 580, Conj. 307/309 - Bairro Santo Ângelo

 Cachoeirinha/RS - CEP: 94.910-000  -  Fone: 51 3470.6000

Ver no Google Maps

UNIDADE SÃO PAULO

Rua Airi, 222 - Térreo - Sala 04 Bairro Vila Gomes Cardim

São Paulo/SP  -  Fone: 11 95851.0624

Ver no Google Maps

UNIDADE BRASÍLIA

SBN Quadra 1 Bloco F - Ed. Palácio da Agricultura

17º andar - Brasília/DF -  Fone: 61 3298.8477

Ver no Google Maps

Telefone:

+55 513470.6000  / +55 51 3041.2077  / +55 51 3041.4877 

+55 51 3041.5977

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram

Escreva sua mensagem