RIG
Assessoria e Consultoria em Relações Institucionais e Governamentais
Consultoria e Assessoria em Relações Institucionais e Governamentais, orientar nossos clientes nas discussões de políticas públicas, na melhoria do ambiente regulatório e na implementação de estratégias de relações governamentais em nível municipal, estadual e federal. Nosso propósito é gerar conexões para a criação de um ambiente favorável ao diálogo entre a empresa e o Governo, promovendo com isso, uma atmosfera e ambiência de sustentabilidade e expansão dos negócios, gerando resultados positivos para a sociedade.
Nossas Atividades
A atividade de RIG é aquela por meio da qual os atores sociais e econômicos impactados, seja por proposições legislativas (Parlamento), por políticas públicas (Executivo), por demanda da sociedade civil organizada (terceiro setor) e/ou pelo mercado (consumidores) fazem chegar aos tomadores de decisões estratégicas (privado) e políticas (autoridades) a sua visão sobre a matéria.
Principais Objetivos do nosso trabalho
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Mitigar riscos econômicos, sociais, institucionais ou operacionais;
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Oferecer modelos que apresentem um equilíbrio e equações de viabilidade;
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Apresentar sugestões pontuais para o melhoramento de proposições;
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Apresentar fatos, dados e informações importantes para a melhor compreensão do universo sobre o qual a medida terá impacto, de modo que o tomador de decisão pondere mais elementos na formulação de proposição legislativa ou política pública;
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Alertar para inconstitucionalidades, injuridicidades (inadequação ao ordenamento jurídico vigente) e técnica legislativa equivocada.
Onde podemos ajudar?
Participar da formulação de políticas públicas e elaborar estratégias de relações governamentais;
Elaborar perfis de tomadores de decisão (parlamentares e autoridades), influenciadores e interessados;
Analisar e gerir riscos regulatórios e normativos;
Monitorar ações governamentais (Executivo, Legislativo e Judiciário) com potencial impacto setorial e institucional;
Elaborar peças e documentos para fundamentar defesa e sugerir proposições legislativas e normativas;
Mapear processo de decisão e organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política.
Arcabouço Legal, Normativo e Ético da nossa atuação
Atualmente, a legislação brasileira e internacional aplicada no Brasil impõe limites éticos bem claros à atuação dos profissionais de Relações Institucionais e Governamentais (RIG):
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Código de Conduta da Alta Administração Federal;
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Lei de Conflito de Interesses (Lei nº 12.813/2013); Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal;
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Código Penal – Dos Crimes contra a Administração Pública (Decreto-Lei nº 2.848/1940 – arts. 316, 317, 321, 332 e 333);
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Lei da Empresa Limpa (Lei nº 12.846/2013);
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Lei de Defesa da Concorrência (Lei nº 12.529/2011);
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Programa Empresa Pró-Ética (Lei nº 12.846/2013);
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Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992);
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Foreign Corrupt Practices Act (FCPA); UK Bribery Act (UKBA).
Os Sócios
Adm. MBA, Vanilda Borba
CRA/RS 37.356
Consultora Empresarial, graduada em Administração de Empresas pela ULBRA – Universidade Luterana do Brasil, MBA em Gestão Empresarial, pela UNILASALLE. Especialista em Planejamento Estratégico, Planejamento Financeiro, Plano de Negócios e Expansão. Consultora de gestão e inovação junto ao Programa ALI – Agente Local de Inovação do SEBRAE, consultora no Programa Fale com Especialista, do SEBRAE, consultora junto ao NAGI – Núcleo de Apoio a Gestão da Inovação da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Facilitadora no Programa Jovens Empreendedores, da ACC – Associação Comercial de Cachoeirinha. Diretora Financeira Borba & Borba Advogados.
Adm. MBA, Volnei Borba
CRA/RS 24.771, CRC/RS 80.603
Graduado em Administração de empresas, inscrito no CRA/RS sob nº 24.771 e Contabilidade, inscrito no CRC/RS sob nº 80.603, e, Bacharelando do curso de Direito, possui MBA pela FGV – Fundação Getúlio Vargas em Finanças, Controladoria e Auditoria, é especialista em Gestão Estratégica em Políticas Públicas pela UNICAMP, é Consultor Nacional do Sebrae credenciado como Fornecedor do Sebrae em Brasília, exerceu o cargo de Auditor Chefe Federal no RS, Ministério da Saúde/RS/GHC, Especialista em Valuation – Fusões e Aquisições pela USP, Perito e Administrador Judicial, possui capital intelectual e experiência ao longo da carreira desenvolvida ao longo de 32 anos junto a micro, pequena, médias e grandes empresas, nacionais e multinacionais, e, concatenadas com tecnologia e inteligência, permite fazer a diferença positivamente junto ao mundo dos negócios.